NOVENA DE NATAL – Em Jesus, o Filho deDeus, formamos um povo de irmãos
Preparação para a Novena
1. Reserve um horário para se colocar em oração juntamente com sua família e amigos. Sugerimos que combinem entre si uma programação de datas e horários, já no primeiro dia da novena. Essa novena foi pensada para ser feita nas casas dos fiéis.
2. A cada encontro, escolha a pessoa que irá conduzir (Animador) e os leitores. É importante que todos tenham acesso às leituras bíblicas, respostas e orações deste roteiro para que as celebrações sejam mais participativas.
3. Prepare um oratório contendo, se possível, presépio, vela e Bíblia. Opcionalmente podem ser adicionadas flores e tudo o que te ajuda a rezar.
4. Todos os encontros devem ser iniciados com os Ritos iniciais, seguidos das leituras e reflexões do dia; encerrar com os Ritos finais.
Ritos iniciais – para todos os dias
Animador: Queridos, que alegria ter vocês conosco hoje para rezaresta novena. Acendamos a vela como sinal da Luz que Cristo é para a nossa vida.
Todos: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. (2x)
Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Animador: Antes de iniciar este dia da novena, somos chamados a firmar o nosso propósito com Deus. Apresentemos a Ele nossos agradecimentos, intenções e pedidos.
Todos: Senhor Deus, Vós criastes o mundo e por Seu Infinito Amor nos deu Teu Filho Jesus, que nos ensinou a Te chamar de Pai. Abençoa-nos para que esta novena desperte o amor e a esperança em nossos corações. Queremos ser abraçados por Maria e José para comemorar o nascimento de Jesus, tão esperado no Natal, e com Ele, aprender a fazer o bem a nós e aos irmãos. Dá-nos forças para conseguir superar tudo aquilo que nos desanima. Enfim, que possamos encontrar a plena felicidade e o Teu Imensurável Amor seguindo o caminho de Jesus, Nosso Senhor. Amém.
Segundo dia – Em Jesus, o filho de Deus, aprendemos a viver como irmãos.
(Comece com os Ritos iniciais)
Animador: Irmãos e irmãs, é muito bom nos reunirmos na fé, como família para prepararmos nossos corações para o Natal de Jesus. Através da palavra, o Senhor fala conosco. Abramos o nosso coração para ouvir os ensinamentos Dele.
Refrão: “Aleluia, aleluia! A minha alma abrirei. Aleluia, aleluia! Cristo é meu rei”. (2x)
Leitor 1: 1 João 2, 3-11.
Para refletir: O Texto da primeira carta de São João nos fala do amor fraterno. Como podemos descrever o sentimento que deve existir entre os irmãos? A comunidade fraterna está baseada no amor e no compromisso para com os outros.
Animador: Por meio destas palavras, podemos encontrar meios de como seguir a Deus fazendo sempre o bem. Confiantes nesta esperança rezemos com fé.
Oração final
T: SenhorJesus, nós vos damos graças por esse tempo que passamos juntos como irmãos. / O vosso Natal se aproxima / e, com ele, aumenta o nosso desejo de conversão. /Queremos ser pessoas novas, pessoas melhores, transformadas pelo vosso amor. / Que, ao contemplarmos o presépio de Belém, / seja renovada a nossa disposição em vos servir com maior empenho, assumindo nosso compromisso com a vida, pois em vós somos todos irmãos. Amém.
Ritos finais
Pai nosso... Ave-maria… Glória ao Pai…
Bênção final
Estendam as mãos uns sobre os outros.
Animador: - O Senhor nos abençoe e nos guarde. Todos: Amém.
- O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja propício. Todos: Amém.
– O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz. Todos: Amém.
Todos: Deus nos abençoe e nos guarde, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém.