Dia da gratidão será comemorado na Escola Salesiana Brasília

18/4/2023

Em breve, a Escola Salesiana Brasília vai celebrar o Dia da Gratidão. A comemoração faz parte da Festa Mundial da Gratidão 2023 das Filhas de Maria Auxiliadora.

“Com Maria geramos cultura de paz”. Esse é o tema que celebramos neste ano, na Festa da Gratidão, que se estendeu pelo tempo. Foi iniciada com os meninos de Dom Bosco no final do século XIX, em Valdocco, bairro da Itália. Essa festa reforça o texto bíblico: "Bem-aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus". (Mt 5,9)

Neste ano, nós queremos cultivar e celebrar a paz. A cada ano são escolhidos um tema e um país para as comemorações.

A Festa Mundial da Gratidão 2023 das Filhas de Maria Auxiliadora será celebrada na Colômbia, em Bogotá, no próximo dia 26 de abril, sendo animada por quatro Províncias colombianas, com programação ao longo do mês de abril.

Tudo começou quando dois meninos desejavam agradecer a Dom Bosco por todo bem que ele realizava e sua presença no meio deles. Então os garotos resolveram juntar algumas moedas e comprar dois corações de prata para presentear o padre. Em uma noite, em silêncio, foram ao quarto de Dom Bosco e entregaram o presente. O padre ficou muito tocado por aquele ato.

“Esta festa foi se estendendo. Hoje, na Congregação, continuamos a manifestar o nosso agradecimento a Dom Bosco e a Madre Mazzarello, pela presença na ação educativa salesiana”, explica a Irmã Maria Imaculada, que é membro da Associação Cultural da História Salesiana (ACSSA), referente da ACSSA BM e membro da equipe diretiva da ESB.

Três momentos exprimem o tema. No primeiro é a celebração da ‘Paz na casa interior’. No segundo, ‘Paz na casa que acolhe’, e no terceiro, ‘Paz na casa comum’.

Na Escola Salesiana Brasília, celebraremos o tema da PAZ com os estudantes e educadores, no dia 25 de abril, em união com todo o mundo, em agradecimento à Madre Chiara Cazzuola e a todas as presenças salesianas.

Com as turmas da Educação infantil, celebraremos a ‘casa comum’, lembrando-nos de uma ecologia integral, que nos coloca diante da necessidade de cuidar do mundo. O tema trará a reflexão sobre o cuidado com o mundo, com as pessoas e com a natureza.

Os estudantes do Ensino Fundamental 1 trabalharão sobre a ‘casa que acolhe’, a casa do coração. Essa “casa” é a família, a escola que acolhe, cuida, protege e que dá a segurança.

Celebramos também, com o Ensino Fundamental 2 e Médio, a ‘casa interior’, o cultivo da paz dentro de nós, que move a nossa vida. Paz que nos dá serenidade e se propaga no ambiente onde convivemos.

“A cada ano que celebramos a festa da gratidão, queremos deixar para o mundo, para todos os colaboradores, famílias e estudantes uma mensagem. Neste ano, convidamos a cultivar e viver a PAZ, os valores que nos levam a ser testemunhas de alegria para o mundo. A todos, desejamos a paz no coração, na família, na casa comum”, conclui a Irmã Imaculada.