Nesta terça-feira, 25 de abril, foi o dia de celebrar a PAZ na Escola Salesiana Brasília. A comemoração faz parte da Festa Mundial da Gratidão 2023 das Filhas de Maria Auxiliadora, que neste ano tem como tema: “Com Maria geramos cultura de paz”, o que reforça o texto bíblico: "Bem-aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus". (Mt 5,9).
As turmas da Educação infantil, celebraram a ‘casa comum’, lembrando-nos de uma ecologia integral, que nos coloca diante da necessidade de cuidar do mundo. O tema traz a reflexão sobre o cuidado com o mundo, com as pessoas e com a natureza.
Os estudantes do Ensino Fundamental 1 refletiram sobre a ‘casa que acolhe’, a casa do coração. Essa “casa” é a família, a escola que acolhe, cuida, protege e que dá a segurança. As turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio, celebraram a ‘casa interior’, o cultivo da paz dentro de nós, que move a nossa vida. Paz que nos dá serenidade e se propaga no ambiente onde convivemos.
A Festa Mundial da Gratidão foi iniciada com os meninos de Dom Bosco no final do século XIX, em Valdocco, bairro da Itália. Neste ano, essa festa é celebrada na Colômbia, em Bogotá, no dia 26 de abril, sendo animada por quatro Províncias colombianas, com programação ao longo do mês de abril.
Tudo começou quando dois meninos desejavam agradecer a Dom Bosco por todo bem que ele realizava e sua presença no meio deles. Então os garotos resolveram juntar algumas moedas e comprar dois corações de prata para presentear o padre. Em uma noite, em silêncio, foram ao quarto de Dom Bosco e entregaram o presente. O padre ficou muito tocado por aquele ato.
“Esta festa foi se estendendo. Hoje, na Congregação, continuamos a manifestar o nosso agradecimento a Dom Bosco e a Madre Mazzarello, pela presença na ação educativa salesiana”, explica a Irmã Maria Imaculada, que é membro da Associação Cultural da História Salesiana (ACSSA), referente da ACSSA BM e membro da equipe diretiva da ESB.