Dicas de como se preparar para as provas do Enem

11/11/2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa poderá fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio poderão participar como “treineiros”, e seus resultados no exame servirão somente para autoavaliação de conhecimentos.

As provas do Enem serão aplicadas em todo o Brasil na tarde dos dois próximos domingos, 13 e 20 de novembro. No dia 13, os estudantes terão cinco horas e meia para realizar a redação e as questões de linguagens e ciências da natureza. No segundo dia, 20, para as provas de matemática e ciências da natureza, os participantes terão trinta minutos a menos para realizar as questões, cinco horas de prova.

Para que os participantes tenham um bom desempenho, preparamos um conteúdo com quatro dicas que podem ajudar. Confira!

1. Crie um cronograma de estudos

A primeira grande dica é planejar seus estudos até a data da realização do Enem. Considerando que você dispõe de poucos dias para estudar para a prova, é importante que concentre seus esforços nos estudos destinados a esse exame. Assim, nada de perder tempo ou se distrair, certo?

O ideal é que seu cronograma de estudos para o exame abarque somente as matérias que têm maior dificuldade. Por exemplo, química, física, biologia, história etc. Isso é fundamental para que otimize seu tempo de estudo e consiga obter um bom desempenho nas disciplinas que pontuam mais.

2. Estude em um local silencioso e calmo

Essa dica foi elaborada para te ajudar a escolher um bom lugar para estudar.

O ambiente de aprendizagem ideal é silencioso, bem iluminado e adequadamente ventilado. Afinal, o calor pode ser uma distração durante o estudo. Escolha um lugar bem arejado!

O ideal é que você escolha um ambiente em sua casa que tenha as características que destacamos, e que seja livre de ruídos e distrações, como TVs e celulares. Lembre-se, quando você reserva um tempo para estudar, deve-se concentrar nisso.

3. Treine redação/discursiva

Treinar redação é muito importante. Afinal, muitos temas podem ser incluídos na redação do Enem 2022. Então você tem que estar pronto (a) para escrever qualquer um deles.

O ideal é ficar atento às principais notícias sobre o Brasil e o mundo. Em geral, os títulos das redações são elaborados de acordo com as realidades sociais. Por exemplo, a pandemia da Covid-19, democracia, votação útil, etc.

Ao ler esses tópicos, você pode praticar a redação e ter um ótimo desempenho quando efetivamente chegar a hora.

4. Resolva questões de simulados

Busque também concentrar uma parte do seu tempo de estudo para resolver simulados. A resolução de questões é fundamental tanto para que você conheça as características da prova como para fixar conhecimento.

Além disso, realizar simulados ajuda a identificar quais disciplinas precisam de mais atenção na hora dos seus estudos. Por exemplo, se perceber que não está indo bem na disciplina de matemática, é importante dedicar mais tempo de estudos a ela.

Com as dicas apresentadas neste conteúdo, sem dúvida, você poderá estudar com qualidade para o ENEM e ter um ótimo desempenho.

Aulas Revisionais na Escola Salesiana Brasília

Foram preparadas para os estudantes da 3ª série duas semanas de aulas revisionais para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2022 (13 e 20 de novembro).

Por isso, é muito importante a presença de todos os discentes para melhor esclarecimento dos conteúdos, realização de atividades, bem como para tirar dúvidas.

As aulas acontecem no turno matutino, de 7 a 11 de novembro, sobre Linguagens e Códigos.

Esse é um dos diferenciais do Ensino Médio na ESB, que incentiva preparação dos estudantes para o ENEM e demais vestibulares.

No dia 11 de novembro, o Orientador Educacional, Kayran Fernandes, promoveu uma roda de conversa entre os estudantes formandos da 3ª série do Ensino Médio, que neste domingo estarão realizando a avaliação do Enem.

Na ocasião, os estudantes participaram de uma dinâmica emocionante que possibilitou evidenciar pontos fortes e positivos em cada um dos envolvidos na atividade.

Revisão: Kayran Fernandes – Orientador do Fundamental 2 e Médio