Encontro de Integração da Juventude ESB

21/3/2023

Na manhã do dia 18 de março de 2023, a Escola Salesiana Brasília acolheu os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio para uma manhã repleta de alegria, boas práticas e novas amizades.

Importância do Encontro de Integração

A escola é um ambiente propício para a formação da identidade social, cultural e afetiva do indivíduo, tornando-se alicerce para a vida adulta, seus desafios e perspectivas, bem como para a formação de amizades que perduram por toda a vida.

O Encontro de Integração promove uma maior integração entre a escola, estudantes e por meio de atividades diferenciadas, explorando os diversos ambientes físicos de maneira criativa e divertida, reforçando a confiança mútua e os laços de amizade e fraternidade, bem como a construção de valores essenciais à convivência em família e comunidade.

A programação do encontro oferece acolhida aos estudantes, animação com músicas, reflexão com o tema "Como eu me percebo e como percebo o outro? Reconheço Jesus no outro?". Além disso, o Padre João Carlos fez uma reflexão sobre "Dom Bosco e a amizade". Os estudantes formaram equipes para dinâmicas, para incentivar o espírito de integração, o respeito e o cuidado do maior para o menor.

Convite para a Pastoral Juvenil Salesiana

Os jovens são chamados para participarem da Pastoral Juvenil Salesiana. A Pastoral é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Vive duas realidades: Jesus Cristo como referência e a realidade social e cultural do grupo humano envolvido.

Não existe trabalho, projeto, presença, serviço salesiano sem a Pastoral Juvenil Salesiana, que enriquece a ação citada acima com o dom do carisma salesiano, herdada por Dom Bosco, nosso Pai, Mestre e fundador, cuja opção são os jovens.

O que é o Sistema Preventivo de Dom Bosco?

A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

Razão: o jovem se educa e se evangeliza a partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.

Amorevolezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e, acima de tudo, na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora, “foi ela quem tudo fez” (Dom Bosco).