Encontro de Referentes de Pastoral Local

16/3/2023

De 13 a 16 de março, os representantes da Presença Salesiana do Distrito Federal participaram do encontro de formação para referentes de Pastoral, em Barbacena-MG, para o Encontro de Referentes de Pastoral Local – SDB’s e Leigos.

A realização desse encontro foi importante para o aprofundamento na espiritualidade salesiana, em um momento de integração entre os representantes da Inspetoria São João Bosco, além de proporcionar experiências e projetos que auxiliam no trabalho com as crianças e jovens.

O primeiro dia do encontro foi repleto de boas experiências. A Presença Salesiana de Vitória preparou e conduziu a Oração Inicial que nos direcionou ao encontro com Cristo através da reflexão de nossas faltas e da busca de reconciliação com Deus.

Já no auditório, houve a acolhida com apresentação da Equipe PJS Inspetorial, um momento conduzido pelo Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. José Ricardo Mole, SDB.

O Inspetor Pe. Natale Vitali, em sua fala, explicou sobre a realidade da Pastoral na Igreja e nas Presenças Salesianas, além disso, mostrou a importância do trabalho de cada pastoralista e a importante missão de “educar evangelizando e evangelizar educando”.

O Coordenador Inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), Walberto Giordano, apresentou a programação do encontro e a analista de pastoral, Mônica Miranda, conduziu a dinâmica de apresentação dos participantes. Foi um momento de muita alegria, típico de uma Casa Salesiana. O Pe. Natale finalizou conduzindo o “Boa Noite” no encerramento do primeiro dia.

No dia seguinte, o encontro foi repleto de atividades e conhecimentos, com a celebração da Santa Missa presidida pelo Inspetor Pe. Natale Vitali. O Delegado para a PJS, Pe. José Ricardo, SDB, conduziu formações, proporcionando um aprofundamento no Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e animando na missão.

Cada presença salesiana foi apresentada, com seus diversos ambientes de missão. Os referentes de pastoral apresentaram os projetos pastorais de sucesso realizados na presença.

Com grupos de trabalho, os participantes tiveram a importante missão de apresentar, de forma criativa, um tema que tivesse chamado a sua atenção, ou que achou importante. Foram feitas encenações, músicas e reflexões. A presença salesiana de Brasília conduziu o momento do “Boa Noite”. O coordenador de pastoral da Escola Salesiana Brasília, Igor Penha, participou do encontro.

Na quinta-feira (16), ocorreu a conclusão desse importante momento para a criação de projetos de evangelização que poderão ser aplicados nos diversos ambientes de missão da Inspetoria São João Bosco.

Fonte: Pastoral Juvenil Salesiana