ESB promove formação sobre construção de projetos do Selo Social

21/6/2022

Nesta terça-feira (21/06), ocorreu o terceiro encontro formativo do Instituto Selo Social com instituições e organizações participantes, no Salão Dom Bosco da Escola Salesiana Brasília - ESB. O assessor e formador do programa Selo Social, Edison Leal, conduziu os grupos para tratar o tema Construção de Projetos Coletivos.

Mais de 13 cidades brasileiras estão envolvidas com o projeto Selo Social, com mais de 2600 pessoas envolvidas em treinamentos e assessorias. Em março deste ano, a Escola Salesiana Brasília foi certificada pela instituição por meio do seu programa Aldeia que Educa, por estimular o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU.

O que é a certificação do Selo Social?

A certificação do Instituto Selo Social é concedida a empresas, órgãos públicos e entidades sociais que demonstrem compromissos sociais de impactos diretos e indiretos à comunidade como um todo.

A iniciativa privada, a sociedade civil e o poder público se engajam em práticas para o cumprimento dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030.

A certificação da Escola Salesiana Brasília ocorreu com a realização do projeto Tampa Mania ESB, idealizado pelo Rotary Club União Campineira de Goiânia e replicado em parceria com a Escola Salesiana Brasília.

O que é o Instituto Selo Social?

O Instituto Selo Social é uma organização da sociedade civil focada no desenvolvimento de estratégias para criar ambientes em que a corresponsabilidade pelo desenvolvimento social e qualidade de vida da população seja cada vez mais estimulado.

O Instituto Selo Social atua na mobilização dos setores públicos, privados e da sociedade civil, integrando-os como corresponsáveis pelo alcance das metas da Agenda 2030 em seu território.

A experiência com a territorialização dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS abaixo, já nos levou a registrar mais de sete mil impactos em cidades de pequeno, médio e grande porte pelo Brasil.

Programa Aldeia que Educa e projeto Tampamania ESB

O Programa Aldeia que educa da Escola Salesiana Brasília, realiza o projeto Tampa Mania ESB, projeto este idealizado pelo Rotary Club União Campineira de Goiânia e replicado em parceria com a ESB.

O projeto consiste em retirar do meio ambiente tampas plásticas em geral, sejam elas de garrafas pets, refrigerantes, água, iogurte, shampoo, amaciantes, materiais de limpeza, entre outros.

Toda comunidade educativa (estudantes, pais, educadores e parceiros) são diretamente envolvidos no projeto onde por meio de divulgação em condomínios, comércio e outros empreendimentos, arrecadam tampinhas plásticas e depositam em coletores disponibilizados na escola.

A cada 175kg de tampinhas arrecadados, o Rotary Club faz a coleta e vende para cooperativas de reciclagem. Com o valor obtido da venda para as recicladoras, compramos Cadeiras de Rodas, Andadores e Muletas para pessoas de baixa renda. Tudo isso, nos possibilita trabalhar além dos ODS, valores como solidariedade, empatia e consciência global.

O objetivo Geral do projeto é promover estudos e ações que envolvendo comunidade educativa e parceiros, a fim de motivar a redução do consumo de resíduos plásticos e/ou sua coleta para destinação final correta.

Ações desenvolvidas com o projeto Tampamania

1- Estimular a cultura da educação ambiental por meio de práticas que ultrapassem o ambiente escolar.

2- Estabelecer parcerias a fim de multiplicar a ideia da destinação correta de resíduos plásticos.

3- Trabalhar a importância da solidariedade e da empatia.

Ao participar do Selo Social, a Escola Salesiana Brasília reafirma seu compromisso de impactar positivamente vidas e construir um futuro melhor.