Escola Salesiana Brasília é destaque com Novo Ensino Médio

25/10/2022

Na Escola Salesiana Brasília (ESB), o Novo Ensino Médio foca na formação do novo profissional, com postura inovadora. Ou seja, o objetivo é investir para que os jovens sejam cidadãos com pensamentos diferentes, e é ele quem decide a área em que deseja intensificar os saberes.

Em 2021, a instituição de ensino produziu o primeiro Itinerário Formativo, nas áreas de Tecnologia e Matemática. Já este ano, o grupo elaborou o de Linguagens e Matemática. “Nos Itinerários Tecnologia e Comunicação (Linguagens, Matemática e Tecnologia), Itinerário Pessoas e Cultura (Ciências Sociais e Humanas) e Itinerário Mundo Natural (Ciências da Natureza), trouxemos olhares do que é produção, estatística, empreendedorismo, além de olhar para questões sociais”, explica a diretora-geral e pedagógica da Escola Salesiana Brasília, Neusa Bueno.

Dentro do novo universo, os alunos também contam com as trilhas de aprendizagem, conhecidas como eletivas. Nesse escopo, são contempladas eletivas obrigatórias e optativas.

A Escola Salesiana Brasília oferece quatro trilhas de aprendizagem, e os estudantes podem escolher duas, entre Humanas e Ciências e Humanas e Matemática. “A opção de escolha está prevista para o primeiro e segundo anos.

Já para o terceiro, as eletivas estão mais voltadas para a preparação do Programa de Avaliação Seriada (PAS)”, ressalta Neusa. “Os alunos devem entender que o Ensino Médio se tornou um espaço de experimentação. Ele faz escolhas e depois avalia se elas fazem sentido à sua vida; se ele está se adequando.”

Clique aqui e confira a matéria completa no Portal Metrópoles