Estudantes da ESB participam de momentos especiais na Semana Santa

5/4/2023

Durante toda a semana, estudantes de todos os segmentos da Escola Salesiana participaram de atividades em memória aos últimos acontecimentos com Jesus Cristo: entrada triunfal em Jerusalém, última ceia com os apóstolos, paixão, morte e ressurreição.

Com a representação da última ceia, os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio reviveram o "lava-pés", como sinal de humildade e serviço. Dessa forma, recorda-se que precisamos uns dos outros, em uma vivência harmoniosa, com respeito mútuo e bom convívio. Assim como Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos, estamos "a serviço" dentro da sociedade.

Também durante a última ceia de Jesus Cristo, foi recordada a partilha do pão e a presença divina no meio de todos. Com oração, cantos e reflexão, os estudantes da Educação Infantil vivenciaram os momentos em sala de aula; os estudantes do Ensino Fundamental 01 estiveram no pátio da escola; e as turmas do Ensino Fundamental 02 e Médio foram ao Santuário São João Bosco para a reflexão do lava-pés.

No início da semana, estudantes do Ensino Fundamental 01 participaram da Via-Sacra, com o coordenador de pastoral, Igor Penha. Foi um momento de reflexão, orações e cantos.

A via-sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.Em relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via-Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.