FLESB oportuniza aos alunos contato com autores renomados e conhecer a neurociência comportamental

20/4/2021

A 1ª edição da Feira Literatura da Escola Salesiana Brasília – FLESB aconteceu no último sábado (17/04). Em parceria entre Língua Portuguesa e biblioteca, o evento foi o marco do projeto literário que permeará todo ano letivo.

A Flesb oportunizou aos alunos o contato direto com diversos autores que fazem parte do material literário que estão presente em seu cotidiano e com autores de outros gêneros. O incentivo e a discussão sobre a leitura e a produção de texto foram alguns dos objetivos da Feira, além do enriquecimento cultural de todos participantes.

Com início às 9h, de forma remota, o evento permeou toda escola, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo contação de história, bate-papo e oficinas.

Ana Lúcia Merege, Josué Limeira,Anna Lee e Alexandre Parente foram os autores convidados. Olga Cristina Rocha, também convidada, apresentou como se dá o processo da leitura e da escrita e Fernanda Meireles trouxe o universo de sua querida e estimada avó Cecília Meireles.

Segundo Anna Lee: “a iniciativa da ESB foi muito importante em não deixar passar a oportunidade de falar sobrea literatura, mesmo que em período de pandemia. Mostrar aos estudantes que existem outras maneiras de falar de livro, não só pessoalmente, nas bibliotecas físicas, mas sim em vários lugares e fases da vida. Foi muito importante parar este momento. Senti honrada e grata pela Escola está trabalhando com minhas obras.”

Os alunos ficaram muito entusiasmados com a Feira e as participações. Confira os relatos!

A FLESB foi incrível! Promoveu a união e a partilha de ideias, experiências e impressões. Os convidados vieram na medida certa, com destaque especial para o Josué Limeira, que tornou sua fala aconchegante e divertida, além de proporcionar uma experiência e visão ímpar sobre a literatura de cordel.PEDRO CORTEZ MAIA, 2ª série A – EM

"A FLESB foi muito legal! A autora Anna Lee é muito simpática e divertida e o autor Josué Limeira muito bacana. Um dos momentos mais legais foi quando se construiu o cordel com Josué." MANUELLA POMPEU, 8° ANO B.

“Eu achei a feira muito produtiva, principalmente por poder conhecer o trabalho de escritores tão talentosos, que me fizeram ter vontade de ler suas obras, pela apresentação interessante que fizeram. Além disso, com a participação da professora Olga, pude identificar os métodos de aprendizagem, que com certeza vão me ajudar nessa caminhada de estudos e vestibulares.” MARIA CLARA RODRIGUES DE AZEVEDO,3°série  A – EM

"A Feira Literária foi muito interessante, principalmente pelos autores Anna Lee e Josué Limeira, pois eles foram muito simpáticos com a nossa turma!" LARISSA DE FARIA, 8°ANO B.

“A feira literária realizada pela Escola Salesiana Brasília foi de muita produtividade, pois em tempos de pandemia, onde muitos estão passando a maior parte do seu tempo em casa, estar em contato direto com a literatura e conhecer autores de diferentes gêneros foi muito rico e interessante. Nós, alunos, temos somente o sentimento de gratidão à toda equipe da escola por se empenhar em realizar, com tanta delicadeza e dedicação, esse projeto.” NICOLE VAZ PACHECO BESSA, 3°série A-EM

Em agradecimento, Fernandinha Meireles nos presenteou com um vídeo(confira no instagram @escolasalesianabsb) e Josué Limeira com um lindo cordel.

A Feira foi um sucesso e parabéns a todos (equipe, alunos e pais), que, se envolveram e embarcaram junto nesse projeto.