Artigos

O papel das escolas para o desenvolvimento da consciência planetária das crianças

12/12/2019

A integração entre a escola e a consciência planetária é mais do que natural. O primeiro é o local em que as crianças aprendem sobre a sociedade, não somente a interagir com ela, mas também, a viver na mesma. Já o segundo é onde vivemos, portanto, é parte da nossa missão protegê-lo e interagir bem com tudo que o compõe. Pode-se concluir, então, que as escolas têm um papel crucial no desenvolvimento da consciência planetária nas crianças.

O que é consciência planetária?

Durante muito tempo, o ser humano pensou que o planeta existe para servi-lo e que os recursos naturais existem para serem explorados por nós. O movimento de consciência planetária visa mudar um pouco este paradigma, entendendo que fazemos parte do planeta, por isso, temos uma missão em preservá-lo e interagir melhor com tudo que o habita. É a evolução natural de uma sociedade que busca se preservar.

Isso porque não ter uma consciência planetária significa sentir os efeitos do descaso com o planeta. O aquecimento global, por exemplo, é um fenômeno que ameaça a vida humana na Terra. A consciência planetária visa garantir que iremos conseguir habitar o planeta em que vivemos hoje.

O aspecto humano da consciência planetária

Os seres humanos também habitam este planeta, certo? Então são uma parte fundamental do mesmo. Portanto, a consciência planetária vai além do meio ambiente, ajudando a preservar as interações humanas.

Aceitar e respeitar as escolhas do outro em uma sociedade tão diversificada é uma missão muito importante. Ou seja, é preciso respeitar os direitos humanos básicos e apreciar a diversidade. Afinal, é isso que traz a graça do nosso mundo.

O papel da escola em educar as crianças

As crianças têm um enorme papel nisso, não somente agora, mas principalmente no futuro. Afinal, em pouco tempo, o planeta será delas. As gerações atuais e futuras têm uma missão muito difícil, mas importante. Seu trabalho é mudar a forma como observamos o meio ambiente, para desfazer o dano de uma sociedade que não tinha como saber as consequências de suas ações.

Aceitar esta missão começa desde muito cedo, na escola. Mas, é preciso fazer isso com calma. É claro que os professores e educadores infantis não irão assustar as crianças e colocar toda a responsabilidade em cima delas. O objetivo é aprender um pouco sobre a relação humana com o planeta e com as outras pessoas que o habitam e ensinar formas de melhorar estes relacionamentos.

Como inserir a consciência planetária nas crianças?

O principal ponto da consciência planetária é deixar claro que existe uma consequência para cada uma de nossas pequenas ações. Por exemplo, a água é um bem precioso e seu consumo deve ser feito com cuidado.

É preciso ter um método eficiente para descartar o nosso lixo, de modo que não prejudique o planeta. O respeito aos animais, ao verde e a todos os aspectos que compõem o equilíbrio necessário para a Terra sobreviver é apresentado nas escolas.

O objetivo é começar com pequenas ações, que vão evoluindo conforme as crianças crescem, para que desde muito pequenas elas entendam como o planeta e as pessoas que nele moram devem ser respeitados.

É a mesma ideia que se aplica dentro de casa. Os pais ensinam as crianças a respeitar a casa e manter um ambiente limpo, arrumado e bom de se viver. Nós também devemos fazer isso para o planeta em que vivemos. Não somente por respeito a ele e por todas as criaturas que o habitam, mas também por nós e pelas próprias crianças.

Por isso, a consciência planetária é um dos pilares de ensino de nossas escolas. Acreditamos em ajudar as crianças, desde cedo, a trilhar o caminho de um planeta e um futuro melhor. Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Então, agende uma visita!