Orientação Vocacional para estudantes do Ensino Médio

5/4/2023

No dia 04 de abril, os estudantes do Ensino Médio da Escola Salesiana Brasília tiveram uma atividade voltada para orientação vocacional. Na ocasião, os docentes fizeram um teste vocacional, que é um instrumento que auxilia cada pessoa a reconhecer seus atributos, a fim de encontrar uma profissão compatível para si.

A orientação profissional visa auxiliar no projeto profissional de cada pessoa, como forma de auxílio na sua escolha profissional sem deixar de lado o contexto econômico, social e cultural da atualidade.

Essa orientação vocacional envolve o autoconhecimento e a informação profissional para orientar com relação à escolha propriamente dita. O processo de orientação tem como intenção o conhecimento de si próprio, para depois conhecer as áreas de conhecimento e, assim, o estudante pode refletir e escolher a profissão para a vida.

Além do processo de reflexão e discussão junto aos estudantes do ensino médio, existe a motivação para decisões críticas e maduras, de forma consciente para o próprio futuro profissional. Escola e famílias se unem nesse processo decisivo.