Projeto da Aldeia que Educa estimula a honestidade dos estudantes

8/11/2022

Na Escola Salesiana Brasília, nossa comunidade escolar está engajada no Projeto Picolé Para Todos (Ice Pop For All), que faz parte do Programa Aldeia que Educa.

O Picolé para Todos surgiu por acreditarmos que uma mudança no rumo do país só ocorrerá quando houver uma mudança no espírito de cada brasileiro. E um pontinho no universo de ações para o desenvolvimento dessa nova mentalidade é o trabalho com a disseminação da cultura da honestidade.

A dinâmica do projeto acontece da seguinte forma:

1) É disponibilizado um freezer contendo picolés de vários sabores, sem custos para escola no bloco Maria Auxiliadora (Ensino Fundamental 1).

2) O estudante escolhe o picolé e deposita o valor de R$ 4,00 na urna, que ficará em cima do freezer. As crianças não serão vigiadas: não há vendedores ou câmeras, apenas o auxílio das tutoras para o acesso.

3) Semanalmente é feito o controle da venda do picolé e é disponibilizada a taxa de honestidade da escola.

4) Em cada picolé, parte do valor arrecadado será utilizado para reposição e a outra parte retorna na forma de benefícios aos estudantes, com o intuito de mostrar que a honestidade muda a nossa realidade.

Como o dinheiro será depositado na caixa-urna fechada, não haverá possibilidade de obter troco. Dessa forma, é importante que as famílias enviem os R$ 4,00 trocados.

Um ato simples, como a compra de um picolé, pode simbolizar algo grande, como a valorização da honestidade. Clique aqui e saiba mais sobre esse projeto.

Temos orgulho da taxa de honestidade dos alunos da ESB que atualmente é de 98%!