Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia os Salesianos do Brasil

29/8/2022

Na sexta-feira (26), ocorreu a Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 139 anos da chegada dos Salesianos ao Brasil, 75 anos da Inspetoria São João Bosco (ISJB) e 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (IFMA).

Na abertura da solenidade, houve a execução do Hino Nacional, cantado pelo pároco do Santuário Dom Bosco, Pe. Márcio Teodoro, acompanhado pelo violonista Fábio Braunas.

Estiveram presentes diretores e representantes da Rede Salesiana Brasil:

- Vigário Inspetorial, Pe. José Ricardo Mole, SDB.

- Reitor e Pároco do Santuário Dom Bosco, Pe. Márcio Teodoro.

- Gerente Executiva da Editora Edebê, Ir. Adair Sberga, FMA.

- Diretora geral e pedagógica da Escola Salesiana Brasília, Prof. Neusa Bueno.

- Diretora Executiva da Escola Salesiana São Domingos Sávio, Verônica Borba.

- Gerente Socioeducativa do CESAM-DF, Tatiana Furtado.

- Representante Ex. Aprendiz, CESAM-DF, Cláudio Roberto dos Santos.

- Ex. aluno Salesiano, Paulo Sérgio da Silva.

Em momento especial, Estudantes do 8° e 9° Fundamental e 3° do Médio da Escola Salesiana Brasília apresentaram a música "Happy Day".

Durante discurso, a diretora Neusa enfatizou:

“Toda a missão salesiana está pautada em atender a juventude do nosso Brasil. Estamos pensando em como fazer melhor nosso trabalho para que a juventude possa, de fato, ter autoria em sua história, espaço de trabalho, espaço de vivência e um tão sonhado espaço da felicidade.

É uma honra poder trabalhar em uma Instituição tão séria e poderosa na força e no amor ao próximo, mas não é a realidade de todos os nossos colegas educadores do nosso país. ”

A presidente da mesa, Érika Kokay, leu discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apresentou a história dos salesianos no Brasil e no mundo, com ênfase na importância das obras sociais realizadas pela Inspetoria São João Bosco e Instituto Maria Domingas Mazzarello.

Foi apresentado vídeo institucional da Rede Salesiana Brasil, que reforça a grandiosidade de toda rede, composta por escolas, paróquias e obras sociais.