Trote do 9º ano Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio

7/3/2023

No dia 03 de março, os estudantes formandos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio realizaram o primeiro trote do ano, com o tema: Lei Maria da Moda.

O trote é uma tradição que marca o ano de formatura. Mensalmente, até o fim do ano letivo, os alunos irão promover uma saudável brincadeira que tem como único objetivo ser um momento de descontração e bom humor.

Entenda o Trote Estudantil

"Os ritos de passagem são costumes adotados por culturas diferentes que carregam significados variados e estão associados a um momento considerado determinante na vida do sujeito."

"O trote é geralmente aplicado no momento de entrada dos novos estudantes, que passam a ser referidos como “calouros”."

"Trata-se também de um momento de autoafirmação daqueles que, assim como os novos calouros, também se submeteram ao ritual de passagem e que agora desejam se reconhecer e serem reconhecidos como “veteranos”. Dentro do mundo de significados adotados por aqueles que se submetem ao ritual, o trote passa a ser um ponto de divisão entre uma fase de separação e uma fase de incorporação do indivíduo ao novo grupo"

Fonte: Brasil Escola