Adasa proporciona ciclo de palestra aos alunos da ESB

22/3/2021

Na semana de 16 a 19/03/2021, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Escola Salesiana Brasília (ESB), propiciou aos estudantes de todos os segmentos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio, um ciclo de palestras, as quais abordaram temas pertinentes às questões hídricas e ao aquecimento global.

Essa atividade foi organizada pela disciplina Aldeia Educativa, na perspectiva do eixo Ecologia Integral, ministrada pelo professor Antônio Marcos Vieira, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da criação dessa data foi fazer um alerta à população mundial acerca da importância para preservação desse recurso e, consequentemente, garantir a existência de todos os ecossistemas terrestres.

Karine Satake, da equipe da coordenação do Programa Adasa na Escola – Projeto Sala de Leitura, comenta sobre a importância de parcerias como esta: “É gratificante formar parcerias com Instituições Educacionais como a Escola Salesiana Brasília, a qual, além do currículo escolar, busca conhecimento que estimule a construção da cidadania por meio da conscientização dos alunos ao desenvolvimento de um mundo mais sustentável e mais justo. Parabéns pela iniciativa do Projeto Aldeia que Educa”.

A equipe do Programa Adasa na Escola, que ministrou as palestras, por meio das atividades da sala de leitura, vídeos e debates, explanou a respeito do uso consciente dos recursos hídricos, bem como da contribuição de cada um nas pequenas ações diárias, reduzindo assim o desperdício da água e mudando a cultura do consumo excessivo.

“A Agência propiciou um momento de aprendizagem e debate que deverão ter continuidade nas aulas propostas pelos educadores em suas disciplinas, inclusive sendo trabalhadas interdisciplinarmente e transversalmente. É de suma importância se rediscutir um dos maiores problemas que vem assolando a humanidade: aquecimento global e sua relação com a crise hídrica”, explica o professor de Geografia, Eduardo Coelho.

"A proposta da Adasa foi tornar os alunos guardiões da água contra o mal do desperdício e eles se animaram com a ideia", disse a Núbia Maia do Programa Adasa na Escola (PAE). Ela ainda complementa: "Falar para as crianças sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e, principalmente, do uso racional da água no mês em que se comemora o dia mundial da água foi extremamente importante para que eles se sintam empoderados e sejam multiplicadores de atitudes mais sustentáveis".