Como incentivar o filho a fazer as tarefas de casa?

28/4/2022

Construir uma mentalidade voltada para o progresso nos estudos e a busca contínua de conhecimento pode ser um desafio, especialmente durante os primeiros anos de ensino formal.

Manter as tarefas de casa em dia, por exemplo, é uma responsabilidade que pode ser utilizada como parâmetro para saber como as crianças e adolescentes estão lidando com o seu processo de aprendizagem no geral.

Por isso, é essencial saber como reforçar comportamentos que contribuem para que o seu filho desenvolva, progressivamente, o senso de autonomia e comprometimento em relação aos estudos. Confira algumas dicas!

Aplique o conceito de reforço positivo

O reforço positivo é um conceito da psicologia comportamental que explica a relação entre estímulo e resposta. A partir dele, é possível entender como alguns padrões de comportamento podem ser criados ou extinguidos como consequência de estímulos, que podem ser entendidos como incentivos a determinadas respostas.

A forma como a educação é tratada em determinado núcleo familiar pode ser entendida como uma série de estímulos a certos comportamentos. Por isso, há maneiras de aplicar um esforço consciente dos pais e educadores para criar comportamentos considerados positivos.

O que fazer quando o filho apresenta notas baixas e desinteresse nos estudos?

Quando a criança ou adolescente apresenta um desempenho abaixo do esperado, a forma como esse problema é abordado implicará na resposta futura para lidar com as questões que envolvem o estudo.

Assim, notas baixas ou problemas para manter a agenda acadêmica em dia não devem ser tratados imediatamente com punição, seja direta ou indiretamente.

Diferente do que se espera, as punições que vêm como resultado de problemas escolares não necessariamente têm o efeito de encorajar o comportamento contrário, que seria maior comprometimento e melhor desempenho.

Dessa maneira, é muito mais eficiente uma abordagem mais diagnóstica para entender quais são as dificuldades com as tarefas de casa.

Quando questões assim são tratadas com naturalidade, as dificuldades podem ser superadas mais rapidamente, apenas como aspectos que fazem parte do crescimento e aprendizado, e precisam ser ajustados para que o estudante possa seguir em frente.

Quer entender melhor como incentivar o seu filho a encontrar soluções criativas para os problemas? Clique aqui e conheça nossas redes sociais e as atividades com os estudantes.

Quais são as melhores maneiras de incentivar a realização das tarefas de casa?

Incentive a descoberta do estilo de aprendizagem do seu filho

É comum que os problemas de adaptação e desinteresse estejam relacionados a um desalinhamento entre o estilo de aprendizagem do estudante e a forma como o conhecimento é transmitido no ambiente de ensino.

A falta de identificação com a proposta acadêmica e a forma como as atividades são conduzidas podem gerar desinteresse e negligência em relação às tarefas de casa, por exemplo.

Incentivar o seu filho a descobrir como ele pode aprender melhor, além de ajudá-lo a descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu processo de aprendizagem, são ações que favorecem todas as áreas da vida.

Crie um sistema de recompensa para as conquistas acadêmicas

Tudo que é valorizado no núcleo familiar tende a ser reforçado em crianças e adolescentes. Por isso, ter um sistema de recompensa é importante para manter a motivação em relação aos estudos.

O ato de comemorar grandes passos e pequenas vitórias no dia a dia, por exemplo, é uma maneira de recompensar os filhos pelo seu esforço e evolução nos estudos.

Quer conhecer um sistema de ensino que tem como objetivo preparar o seu filho para atender aos desafios do século 21 e se desenvolver integralmente? Clique aqui e agende, agora, uma visita à nossa escola!