Entenda a importância da música na educação infantil

29/7/2022

A música está presente em nossas vidas desde pequenos. Muitos bebês, por exemplo, começam a mexer o corpinho no ritmo das músicas antes mesmo de andar. Além de despertar as emoções, as músicas também podem ser aplicadas na educação, ampliando raciocínio lógico, a fala, a coordenação motora e até a autoestima.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a música como parte essencial da educação infantil. Continue lendo!

Música traz Som e movimento

O som é vinculado ao movimento. Portanto, a música nos conecta a uma ideia de ritmo, o que é extremamente importante para o desenvolvimento motor das crianças. O pesquisador Piaget afirma que até os dois anos a criança tem uma inteligência prática, uma vez que apenas palavras ou conceitos não são tão eficazes na organização dos pensamentos e ações.

Portanto, em jogos sensório-motores nos quais a música está presente, as crianças podem explorar sons e gestos, aprendendo ainda a expressar-se corporalmente, com maior controle do próprio corpo, criando movimentos e tendo maior consciência das suas possibilidades corporais. Um exemplo prático de atividade simples e que ajuda a desenvolver a coordenação motora é o uso de palmas e batidas no chão, de forma sincronizada ao ritmo da música e quando as crianças ainda podem treinar o ritmo e concentração.

Despertando a sensibilidade e percepção

A música também tem a capacidade de despertar e desenvolver o senso estético nas crianças, fazendo com que elas aprendam a sentir, codificar e aprender.

A etnomusicóloga Lydia Hortélio, que desenvolve ampla pesquisa sobre a música tradicional da infância no Brasil desde a década de 1960, diz que a música, principalmente as músicas tradicionais infantis, têm o poder de mover uma ação, além de serem uma parte essencial da cultura popular.

Por isso, é importante que professores respeitem as formas de se expressar de cada criança na hora de atividades musicais, para que se sintam confortáveis e confiantes.

Conheça também as principais atividades para a educação infantil.

Combinação perfeita: Música e linguagem

A comunicação é uma parte essencial para que possamos conviver em sociedade. A música é uma das linguagens em que podemos nos comunicar com o mundo ao nosso redor. Na Escola Salesiana Brasília, alguns de nossos pilares são a aprendizagem criativa e desenvolvimento das habilidades comunicativas, nas quais a música se encaixa muito bem.

Por essa razão, além da estar inserida na rotina, a música também faz parte das nossas atividades extracurriculares livres, quando as crianças podem desenvolver suas habilidades e entrar ainda mais em contato com o universo musical.

Através das músicas, as crianças podem se conectar a outras culturas e outros modos de se expressar, além de aumentar o vocabulário e aperfeiçoar o domínio de outras línguas, em um processo de construção do próprio conhecimento.

E, então, você já imagina que as músicas poderiam ser uma grande fonte de aprendizado para as crianças?

Se você ficou curioso para saber mais sobre as metodologias de ensino aplicadas na Escola Salesiana Brasília, que tal marcar a sua visita? Clique aqui para agendar uma visita, escolher o melhor dia e horário para conhecer a nossa escola e todos os 9 pilares que constituem a nossa proposta pedagógica.