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Novo Ensino Médio: aproximar as escolas à realidade dos estudantes.

1/12/2021

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é a nova proposta do Governo Federal para reestruturar o atual Ensino Médio. A partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivo

O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Pressupostos para uma nova educação

De acordo com a Maria Leoneide, Mestre em Educação, em entrevista à Rede Salesiana Brasil (RSB)

“As mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – comas exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para avida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.”

Estrutura do Novo Ensino Médio

Para tal, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, sendo uma das mais relevantes,  a ampliação na previsão da carga horária do estudante que totalizará 3000 horas, a serem distribuídas em 1800 horas para a formação geral e 1200 horas para os itinerários formativos. Para cada série do Ensino Médio teremos a alocação de 1000 horas.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são uma das novidades da proposta Novo Ensino Médio que permite aos estudantes escolherem em qual área do conhecimento desejam se aprofundar.

O Ministério da Educação explica que os Itinerários Formativos são conjuntos de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam aos estudantes aprofundamento de seus conhecimentos. E que os itinerários podem colaborar na preparação dos jovens tanto para continuarem aos estudos no Ensino Superior quanto para o mundo do trabalho. Esses itinerários podem ser ordenados por áreas de conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional.

Áreas de conhecimento

A BNCC preconiza quatros áreas de conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) englobam um conjunto de habilidades e competências que aprofundam e consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.

Novo Ensino Médio Salesiano

Para Paulo Rogedo e Luciano Carielo, gestores pedagógicos da Inspetoria São João Bosco (ISJB), a escuta tem papel estratégico em momentos de decisão. Por isso, foram criados espaços de diálogo e reflexões com a comunidade escolar para mapear as expectativas e estabelecer diretrizes pedagógicas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes.

Com foco na inovação, o Novo Ensino Médio das escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco recebeu uma identidade visual própria que tem os estudantes como protagonistas de suas escolhas. "A marca i9+ foi criada de forma colaborativa e representa bem a proposta inovadora elaborada conjuntamente com os alunos e a comunidade escolar'', afirma Igor Gomes, gerente de comunicação e marketing.

Atentos ao legado de São João Bosco continuamos empenhados para que “Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.

Leia também:

1.   Base Comum Curricular (BNCC);

2.   Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, atualizadas pela Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Educação;

3.   Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos, Portaria 1.432;

4.   Lei 13.415 de 16/02/2017 altera a LDB 9.394/96;

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