Conheça o Programa Bilíngue para os estudantes da ESB

20/6/2023

A Escola Salesiana Brasília (ESB) possui o Programa Bilíngue, com uma proposta de imersão no ambiente da língua inglesa desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, de acordo com as atividades apropriadas para cada série e segmento. Desde a Educação Infantil, ocorre a introdução à língua inglesa com atividades pedagógicas e lúdicas.

Diferencias do Programa Bilíngue

O Programa Bilíngue da ESB utiliza a segunda língua como forma de ampliação do conhecimento adquirido na primeira língua, com objetivo de desenvolver os estudantes em um universo mais contextualizado do segundo idioma.

Na atualidade com um mundo cada vez mais globalizado, aprender a língua inglesa é um grande diferencial no presente, e em preparação para o futuro profissional. Aprender inglês facilita o acesso às novas informações, tecnologias, integração com novas pessoas e culturas.

Imersão na língua inglesa

A Escola Salesiana Brasília oferece 5 aulas semanais e certificações universais de proficiência em inglês, desde o 5º ano Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Entre as atividades práticas na Educação Infantil e Ensino Fundamental 01, as crianças escutam histórias nas aulas de inglês. Elas gostam de folhear os livros, associando o vocabulário com as ilustrações para depois recontar a história. Outas atividades práticas envolvem aprenderem o vocabulário de forma visual, com visitas ao jardim à procura de flores e insetos. Diversas aulas também trazem games como jogo da memória com figuras e palavras, ou o jogo da "batata quente", estimulando as crianças a falarem frases em inglês.

O Ensino Fundamental 02 e Médio são segmentos que estimulam a prática da conversação em sala de aula, com professores dando aulas em inglês. Os adolescentes fazem trabalhos práticos como gravação de vídeos para explicarem eventos e outras atividades da própria escola.

O Programa Bilíngue é estendido também para o curso integral da Escola Salesiana Brasília. A Oficina de Leitura no curso integral é parte integrante da grade do Integral que tem como objetivo o incentivo à leitura e aguçamento da curiosidade, interesse, aprendizado e desenvolvimento de outras competências dos estudantes através da literatura.

Desde livros conhecidos e clássicos para o público infantil e infantojuvenil até os mais raros contos de fadas de lugares distantes, os alunos aproveitam esse momento para ouvir, aprender e falar sobre culturas diferentes, lugares fantásticos, criaturas mágicas e todos os universos para os quais é possível viajar através dos livros - e sem sair de uma confortável almofada.