Sugestões de jogos educativos durante as aulas

6/6/2022

Passar o tempo com as crianças e desenvolver o conhecimento é o desafio de muitos profissionais. Sabemos que os pequenos possuem curiosidade e que o aprendizado pode ser ainda mais fácil nessa idade, mas como os jogos educativos podem ser utilizados?

É fato que esse mecanismo está ganhando cada vez mais adeptos, ou seja, pessoas que já perceberam que aprender brincando pode ser ainda mais fácil, o que torna o momento bastante desejado pelos alunos também para a troca de experiências.

Entretanto, é preciso ter cuidado para escolher o jogo educativo adequado para cada idade e forma de ensino, melhorando o rendimento de toda a turma. Quer saber mais? Então confira o conteúdo completo!

O que são jogos educativos?

Os jogos educativos sempre estiveram presentes na educação das crianças, por mais que essa participação pudesse ser simples e quase despercebida. Quando falamos desses jogos, o foco está em brincadeiras que podem melhorar o raciocínio e até mesmo a coordenação motora, garantindo o aprendizado por meio da brincadeira.

Você, com certeza, já teve um jogo preferido ou uma brincadeira que gostava na infância, e são essas alternativas que fizeram você melhorar e aprender em diversos aspectos. No entanto, atualmente o desafio é trazer essa interação para a sala de aula, o que faz com que o aluno goste de estar nesse ambiente de conversa, brincadeira e muita experiência.

Dicas de jogos educativos

Para facilitar essa proximidade com os jogos educativos, aqui estão algumas opções que podem ser utilizadas em casa ou na escola, melhorando o desenvolvimento das crianças. Confira algumas opções que separamos para você:

O famoso e velho quebra-cabeça

Essa é uma opção que ainda chama a atenção de muitos adultos, principalmente daqueles que fazem coleção dos jogos ou que ainda destinam um tempo para montar e desmontar as peças.

Esse também pode ser um atrativo para as crianças, que ficam encantadas pela ideia de criar e de colocar cada peça em seu devido lugar. Então aproveite para incluir o quebra-cabeça nas atividades com um momento de brincadeira.

Além de melhorar a coordenação, essa opção também é uma aliada do raciocínio, facilitando a compreensão de imagens. Tenha certeza de que o pequeno estará em aprendizado durante a experiência.

Brinquedos de montar

As opções de montar também são ótimas para desenvolver as habilidades dos pequenos. Nessa busca das peças que precisam ser conectadas, muitas crianças acabam aprendendo sem perceber. Além de ser uma atividade de concentração e de muita atenção, a satisfação de terminar cada fase desperta o desejo de continuar tentando.

Aproveite para colocar essa experiência entre as crianças e deixe que cada um pense no que deve ser criado, de acordo com o que acha correto. Esse exercício pode trazer bons frutos no futuro, ajudando bastante no raciocínio.

Essas atividades que são focadas no ensino e na diversão podem gerar um impacto positivo e que estará sempre presente no desenvolvimento de cada um, portanto, é fundamental incluir as atividades na rotina!

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para acompanhar o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.

Na Escola Salesiana Brasília, diversas disciplinas têm os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem aliada à diversão. Quer conhecer melhor nossa proposta pedagógica? Clique aqui e agende uma visita.