No segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, o aluno tem novos desafios, seja em relação ao conteúdo das disciplinas quanto à formação humana. As responsabilidades aumentam e a escola se coloca ainda mais como parceira nos desafios do dia-a-dia.

De acordo com as novas diretrizes educativas, os professores trabalham com os alunos a filosofia de Dom Bosco, o que garante um aprendizado eficaz e integral.

A nossa forma de educar fomenta e desperta o espírito crítico, a capacidade de argumentar e o espírito científico na busca de respostas aos seus questionamentos; promove integralmente o aluno no nível do seu amadurecimento, respeitando o ritmo próprio de cada um e os distintos graus de desenvolvimento; forma seres para a diversidade sociocultural, práticas solidárias e comprometimento com a preservação do meio ambiente; capacita para a utilização da tecnologia na melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente; e promove a inserção dos alunos no processo político e no desenvolvimento social.