Animador: Queridos, irmãos e irmãs, aqui estamos, como filhos e filhas do Pai, preparando-nos para bem-viver e celebrar o mistério do Natal do Senhor, que desejou fazer morada em nosso mundo, assumindo a nossa humanidade. Ao escolher habitar em nossa simplicidade, o Filho de Deus elevou todos os homens e mulheres ao coração da Santíssima Trindade. Iniciemos, cantando:
Todos: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. (2x)
Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Todos: Senhor Deus, Vós criastes o mundo e por Seu Infinito Amor nos deu Teu Filho Jesus, que nos ensinou a Te chamar de Pai. Abençoa-nos para que esta novena desperte o amor e a esperança em nossos corações. Queremos ser abraçados por Maria e José para comemorar o nascimento de Jesus, tão esperado no Natal, e com Ele, aprender a fazer o bem a nós e aos irmãos. Dá-nos forças para conseguir superar tudo aquilo que nos desanima. Enfim, que possamos encontrar a plena felicidade e o Teu Imensurável Amor seguindo o caminho de Jesus, Nosso Senhor. Amém.
Animador: Antes de iniciar este dia da novena, somos chamados a firmar o nosso propósito com Deus. Apresentemos a Ele nossos agradecimentos, intenções e pedidos.
Animador: No Natal, festejamos muito mais do que um nascimento. Celebramos um novo vínculo com Deus, uma nova maneira de existir diante dele.
São Paulo nos lembra que, em Jesus, não somos apenas criaturas de Deus, mas filhos e filhas. Por meio da Encarnação, fomos adotados em sua família divina. O Menino que nasce em Belém é nosso Irmão, e, por meio dele, o próprio Deus nos chama de filhos.
Todos: Senhor, ensina-nos a viver como teus filhos e filhas!
Refrão: “Aleluia, aleluia! A minha alma abrirei. Aleluia, aleluia! Cristo é meu Rei”. (2x)
Leitor 1: Gálatas 4, 1-7
Para refletir: O que significa, para nós, a experiência de ser filho ou filha de Deus?
Como essa verdade pode transformar nossa maneira de viver e de nos relacionar com os outros?
Em nossa vida, sentimo-nos como servos de Deus ou como estranhos diante dele? Como podemos recuperar o sentido da filiação divina?
Animador: Por meio destas palavras, podemos encontrar formas de seguir a Deus fazendo sempre o bem. Confiantes nesta esperança rezemos com fé.
REZAR COM A PALAVRA
Animador: O Natal nos lembra que Deus não quer que vivamos como estranhos diante d’Ele. Peçamos a graça de redescobrir a nossa filiação divina:
Todos: Senhor, faz-nos viver como teus filhos!
1. Para que nunca duvidemos do teu amor por nós, nós te pedimos.
2. Para que aprendamos a chamar-te de Pai com o coração sincero, nós te pedimos.
3. Para que nunca tratemos os outros como estranhos, mas como irmãos, nós te pedimos.
4. Para que vivamos como herdeiros do teu Reino, sendo testemunhas do teu amor, nós [te pedimos].
Animador: Querida comunidade, com o fim de mais um dia de Novena, supliquemos ao bom Deus, que as bênçãos alcançadas com esta nossa oração se estendam a todos os irmãos e irmãs, em especial àqueles em maior sofrimento e aflição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Canto: Eis que veio o Senhor - Salmo 72 (Abertura) (Frei Joel Postma)
https://www.youtube.com/watch?v=o6d3XTNvD_k&list=RDo6d3XTNvD_k&start_radio=1
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Abraço da Paz
Todos: Deus nos abençoe e nos guarde, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

