novena

Novena de Natal- 4º dia

4/12/2025

Quarto dia – Ele restaura a Paz

Preparação para a Novena

1. Reserve um horário para se colocar em oração juntamente com sua família e amigos. Sugerimos que combinem entre si uma programação de datas e horários, já no primeiro dia da novena. Essa novena foi pensada para ser feita nas casas dos fiéis.

2. A cada encontro, escolha a pessoa que irá conduzir (Animador) e os leitores. É importante que todos tenham acesso às leituras bíblicas, respostas e orações deste roteiro para que as celebrações sejam mais participativas.

3. Prepare um oratório contendo, se possível, presépio, vela e Bíblia. Opcionalmente podem ser adicionadas flores e tudo o que te ajuda a rezar.

4. Todos os encontros devem ser iniciados com os Ritos iniciais, seguidos das leituras e reflexões do dia; encerrar com os Ritos finais

Ritos iniciais – para todos os dias

Animador: Queridos, irmãos e irmãs, aqui estamos, como filhos e filhas do Pai, preparando-nos para bem-viver e celebrar o mistério do Natal do Senhor, que desejou fazer morada em nosso mundo, assumindo a nossa humanidade. Ao escolher habitar em nossa simplicidade, o Filho de Deus elevou todos os homens e mulheres ao coração da Santíssima Trindade. Iniciemos, cantando:

Todos: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. (2x)  

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Todos: Senhor Deus, Vós criastes o mundo e por Seu Infinito Amor nos deu Teu Filho Jesus, que nos ensinou a Te chamar de Pai. Abençoa-nos para que esta novena desperte o amor e a esperança em nossos corações. Queremos ser abraçados por Maria e José para comemorar o nascimento de Jesus, tão esperado no Natal, e com Ele, aprender a fazer o bem a nós e aos irmãos. Dá-nos forças para conseguir superar tudo aquilo que nos desanima. Enfim, que possamos encontrar a plena felicidade e o Teu Imensurável Amor seguindo o caminho de Jesus, Nosso Senhor. Amém.

Animador: Antes de iniciar este dia da novena, somos chamados a firmar o nosso propósito com Deus. Apresentemos a Ele nossos agradecimentos, intenções e pedidos.

Animador: O Natal é a celebração da chegada do Príncipe da Paz. E como precisamos que Ele reine! Vivemos tempos em que os corações estão inquietos, os ânimos exaltados e as palavras, muitas vezes, cortam como espadas. No mundo, nas comunidades e até dentro das famílias, vemos crescer divisões, ressentimentos e muros que nos separam.

O profeta Miqueias anunciou um tempo novo, no qual as armas seriam transformadas em instrumentos de cultivo da vida, e ninguém mais levantaria a mão contra seu irmão. O Senhor não deseja um povo dividido pelo medo e pelo ódio, mas unido pela paz e pela igualdade.

Todos: Senhor, desarma nossas mãos e nossos corações!

Refrão: “Aleluia, aleluia! A minha alma abrirei. Aleluia, aleluia! Cristo é meu Rei”. (2x)

Leitor 1: Miquéias 4, 1-6

Para refletir: O que significa, para nós, a profecia de Miqueias?

• Como podemos ser sinais de paz dentro da nossa comunidade e da nossa sociedade?

• Como podemos aprender a superar divisões e buscar a reconciliação?

REZAR COM A PALAVRA

Animador: O Menino de Belém vem restaurar a paz e nos ensinar que "não há futuro na divisão, apenas na reconciliação". Peçamos esta graça.

Todos: Senhor, faz-nos instrumentos da tua paz!

1. Para que aprendamos a escutar mais e a julgar menos, nós te pedimos.

2. Para que a fraternidade fale mais alto do que as nossas diferenças, nós te pedimos.

3. Para que abandonemos toda violência, seja física, verbal ou psicológica, nós te pedimos.

4. Para que o Natal nos ensine a restaurar laços rompidos, nós te pedimos.

Animador: Por meio destas palavras, podemos encontrar meios de como seguir a Deus fazendo sempre o bem. Confiantes nesta esperança rezemos com fé.

Ritos finais – para todos os dias

Animador: Querida comunidade, com o fim de mais um dia de Novena, supliquemos ao bom Deus, que as bênçãos alcançadas com esta nossa oração se estendam a todos os irmãos e irmãs, em especial àqueles em maior sofrimento e aflição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Canto: Eis que veio o Senhor - Salmo 72 (Abertura) (Frei Joel Postma)

https://www.youtube.com/watch?=o6d3XTNvD_k&list=RDo6d3XTNvD_k&start_radio=1

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Abraço da Paz

Todos: Deus nos abençoe e nos guarde, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nenhuma imagem encontrado.
Matrículas abertas! Garanta uma vaga para seu filho!

Agendamento de visita

CLIQUE AQUI

Pré-Inscrição de Novatos

CLIQUE AQUI

Rematrícula de Alunos

CLIQUE AQUI