Centralidade das pessoas
Proposta de educação que tem como centro a pessoa, na singularidade de sua existência, almejando ajudá-la a realizar o próprio projeto de vida.

Crença no potencial do estudante
É uma maneira singular de educar, pois se centra no positivo, nos recursos e nas potencialidades de vida e de bem que cada um de nós possui como dote nativo. Seu objetivo é estimular o jovem a fazer o bem, a se realizar nas ações positivas e a fazer do mundo um lugar melhor, para si e para os outros.

O trinômio razão, religião e amorevolezza
Razão, como capacidade de discernir a verdade, compreender o valor das normas, da ética, da retidão, da coerência e da cooperação.

Religião, como abertura para perceber a presença de Deus no cotidiano da vida e a prática dos valores e direitos humanos, sobretudo da solidariedade e da fraternidade.

Amorevolezza, ou amorosidade, que se manifesta como simpatia, afeto, compreensão, compaixão e co-participação na vida dos outros”.

É pela via do afeto, do respeito, da cordialidade e da valorização que o educador encontra abertura e acolhida por parte do jovem.