Nautas

A coleção Nautas da Editora Edebê Brasil para os anos iniciais do Ensino Fundamental concebe o aluno como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

A coleção Nautas aposta na aprendizagem maker e no STEAM como caminhos para desenvolver habilidades e competências essenciais para a efetiva formação de cidadãos que viverão os desafios do século XXI.

PRINCIPAIS PILARES DA COLEÇÃO

SUSTENTABILIDADE

• Permeia toda a Coleção Nautas, atendendo à necessidade global de conscientização cultural e educacional. A temática está alicerçada nos três pilares de sustentabilidade propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – social, econômico e ambiental –, e será desenvolvida transversal e transdisciplinarmente em consonância com as competências e habilidades previstas na BNCC, subdivida em cinco temas, um para cada ano.

BNCC

• Comtempla o foco em competências e habilidades, desenvolvimento de competências gerais, temas transversais dentro do material e habilidades para o século XXI.

SISTEMA PREVENTIVO

• Engloba o protagonismo, respeito à individualidade, construção coletiva e o respeito aos tempos e ao universo infantil (da criança que cresce).

APRENDIZAGEM E MAKER STEAM

• Tem como objetivo o “faça você mesmo”, estimulando a busca de soluções criativas e o uso dos recursos disponíveis, pode atuar como um suporte para o STEAM e, em contrapartida, o STEAM impulsiona o maker. Juntos é possível pensar na solução de problemas reais por meio de ações mais produtivas e sustentáveis.

ESTRUTURA DA COLEÇÃO

• Língua Portuguesa • Matemática • Geografia • História • Ciências • Ensino Religioso • Ampliando Rotas • Caderno de Robótica • Kits de robótica

PASTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Organiza as produções textuais propostas em cada um dos capítulos de Língua Portuguesa. Ao final, cada estudante terá um portfólio com seus textos produzidos durante o ano.

AMPLIANDO ROTAS

• Aprendizagem baseada em projetos, abordagem maker e sustentabilidade

• Elementos do projeto:

— Situação disparadora: articula o tema do projeto e o contexto social, econômico, cultural e ambiental dos estudantes.

— Design thinking: estrutura o processo de criação do produto final.

— Produto final: fechamento do projeto na forma de retorno para comunidade escolar ou para a comunidade estendida.

ROBÓTICA

• Parceria com a Cubelets, da Modular Robotics dos EUA.

• Tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental I um aprendizado sobre robótica e pensamento computacional, a partir de atividades em contextos familiares e que estimulem o protagonismo e a criatividade.

• Proposta alinhada a currículos internacionais.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.