novena

Novena de Natal - 3º Dia

3/12/2025

Terceiro dia – Ele habita na simplicidade

Preparação para a Novena

  1. Reserve um horário para se colocar em oração juntamente com sua família e amigos. Sugerimos que combinem entre si uma programação de datas e horários já no primeiro dia da novena. Essa novena foi pensada para ser feita nas casas dos fiéis.
  2. A cada encontro, escolha a pessoa que irá conduzir (Animador) e os leitores. É importante que todos tenham acesso às leituras bíblicas, respostas e orações deste roteiro, para que as celebrações sejam mais participativas.
  3. Prepare um oratório contendo, se possível, presépio, vela e Bíblia. Opcionalmente, podem ser adicionadas flores e tudo o que ajuda você a rezar.
  4. Todos os encontros devem ser iniciados com os Ritos iniciais, seguidos das leituras e reflexões do dia, e encerrados com os Ritos finais.

Ritos iniciais

Animador: Queridos irmãos e irmãs, aqui estamos, como filhos e filhas do Pai, preparando-nos para bem viver e celebrar o mistério do Natal do Senhor, que desejou fazer morada em nosso mundo, assumindo a nossa humanidade. Ao escolher habitar em nossa simplicidade, o Filho de Deus elevou todos os homens e mulheres ao coração da Santíssima Trindade. Iniciemos, cantando:

Todos: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós. (2x)

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Todos: Senhor Deus, Vós criastes o mundo e, por Seu infinito amor, nos destes Teu Filho Jesus, que nos ensinou a Te chamar de Pai. Abençoa-nos para que esta novena desperte o amor e a esperança em nossos corações. Queremos ser abraçados por Maria e José para comemorar o nascimento de Jesus, tão esperado no Natal, e com Ele aprender a fazer o bem a nós e aos irmãos. Dá-nos forças para conseguir superar tudo aquilo que nos desanima. Enfim, que possamos encontrar a plena felicidade e o Teu imensurável amor, seguindo o caminho de Jesus, nosso Senhor. Amém.

Animador: Antes de iniciar este dia da novena, somos chamados a firmar o nosso propósito com Deus. Apresentemos a Ele nossos agradecimentos, intenções e pedidos.

Animador: Irmãos e irmãs, é muito bom nos reunirmos na fé, como família para prepararmos nossos corações para o Natal de Jesus. Através da palavra, o senhor fala conosco. Abramos o nosso coração para ouvir os ensinamentos Dele.

O rei Davi queria construir uma grande casa para Deus, ele julgava que só os templos suntuosos eram dignos da sua presença. Mas Deus lhe responde algo surpreendente: que Ele prefere habitar na tenda, como o seu povo. Deus não busca grandezas, pois "a sua glória é o homem vivo" (Santo Irineu). Ele não exige ouro e mármore, mas um coração aberto e disposto. Se quisermos encontrar o Deus que vem, precisamos aprender a olhar para os lugares simples, nos quais Ele já habita.

Todos: Senhor, ensina-nos a reconhecer-te na simplicidade da vida!

Refrão: “Aleluia, aleluia! A minha alma abrirei. Aleluia, aleluia! Cristo é meu Rei”. (2x)

Leitor 1: 1Crônicas 17, 1-14

Para refletir:

• O que significa, para nós, a resposta de Deus a Davi?

• Como essa passagem nos ajuda a entender o Mistério do Natal?

• Onde percebemos Deus habitando na simplicidade de nossas vidas?

REZAR COM A PALAVRA

Animador: O Deus do Natal não procura riqueza, mas um espaço de acolhida e amor. Peçamos esta graça:

Todos:  Senhor, vem fazer morada em nós!

1. Para que saibamos te reconhecer na simplicidade, nós te pedimos.

2. Para que nossa vida seja um lugar de acolhida aos demais, nós te pedimos.

3. Para que aprendamos a alegria do dom e da partilha, nós te pedimos.

4. Para que não desprezemos os pobres e humildes, nós te pedimos.

5. Para que não nos apeguemos ao dinheiro, ao luxo e ao poder, nós te pedimos.

Animador: Por meio destas palavras, podemos encontrar meios de como seguir a Deus fazendo sempre o bem. Confiantes nesta esperança rezemos com fé.

Ritos finais – para todos os dias

Animador: Querida comunidade, com o fim de mais um dia de novena, supliquemos ao bom Deus que as bênçãos alcançadas com esta nossa oração se estendam a todos os irmãos e irmãs, em especial àqueles em maior sofrimento e aflição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Canto: Eis que veio o Senhor – Salmo 72 (Abertura) – Frei Joel Postma
(YouTube: link informado pelo usuário)

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Abraço da Paz

Todos: Deus nos abençoe e nos guarde, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nenhuma imagem encontrado.
Matrículas abertas! Garanta uma vaga para seu filho!

Agendamento de visita

CLIQUE AQUI

Pré-Inscrição de Novatos

CLIQUE AQUI

Rematrícula de Alunos

CLIQUE AQUI